Hoje senti vontade de falar sobre a cidade onde moro,Suzano na Grande São Paulo, situada a apenas 40km da metrópole paulista.
Em especial dentre todas as coisas absurdas que temos acompanhado pela imprensa municipal, a cidade vem sendo administrada com um descaso sem tamanho, a educação vem decaindo desde 2004, a saúde simplesmente deixou de atender as pessoas e os investimentos não dão mais resultados, obras são inauguradas e fechadas sem uso e o que mais me incomoda e o tema em especial que irei discorrer hoje é um único, o caos urbano instalado pelo mal planejamento do trânsito e as novas obras viárias que corroborarão para o surgimento de novos e aprofundamento dos atuais gargalos na mobilidade urbana.
Suzano tem pouco mais de 60 anos de emancipação política/administrativa,em relação a capital e a outras cidades, é um jovem município com muito o que crescer e se desenvolver, porém antes dessas duas situações vem outras duas primordiais: Modernização e Planejamento.
Suzano foi por aproximadamente 20 anos ou mais,administrada por um mesmo grupo político,que por convergir em ideais tinham um mesma linha de governo quando se alternavam e esta alternância pouco ocorria.
A cidade foi emancipada,foi se colonizando e crescendo,as autoridades traçaram metas,planos e fizeram obras,obras pertinentes a época,lembrando claro, que há 60 anos atrás a situação ambiental,social,organizacional e acima de tudo administrativa era bem diferente.
Dentre as obras feitas e a construção de toda uma infra-estrutura municipal,traçou-se um plano para o trânsito e a mobilidade urbana dentro do município.
Há 60 anos atrás, os carros eram outros e em quantidades menores, a densidade populacional era bem menor,o aspecto da cidade ainda era ruralizado e se tratava ainda de uma região economicamente em desenvolvimento.
Abriram ruas,estradas,acessos.Fizeram pontes,passarelas,rodovias,viadutos e por fim,dividiram a cidade com o muro da estação de trem da CPTM.
Hoje 60 anos depois,por incrível que pareça,o planejamento urbano ainda é o mesmo,o problema é que existem diferenças e discrepâncias enormes que não tem se levado em conta pela atual administração municipal.
Hoje o número de veículos é completamente maior do que há 60 anos,a cidade possui linhas de ônibus e vans,por se tratar de uma região agrícola e industrial possui tráfego de caminhões e veículos de carga e por último, sua densidade populacional cresce relevantemente a cada ano,já tem índices de cidade desenvolvida.
Circulando pela cidade podemos ver que ações pontuais e acertivas neste sentido não são a especialidade da adminsitração municipal,ano passado inverteram a mão de algumas ruas no centro e além de não resolverem nada, criaram um trânsito ridículo e desconexo,deixaram simplesmene de regular o tempo dos semáfaros, e cruzamentos são obstruídos pelos motoristas irritados com a demora dos sinalizadores velhos e mal posicionados ás vezes,para completar o caos,nos fins de semana os semáfaros piscam laranja constantemente,imaginem somente uma amostra grátis do caos que se instala.
Observando tudo o que eu disse cima,eu como cidadão cheguei a uma conclusão.
Em primeiro lugar, pra que serve e de que tem se ocupado a Secretaria de Transportes? Se for somente com multas precisa-se saber para onde vai tanto dinheiro.
Pensei comigo,que se eu estivesse na figura de Prefeito não esperaria que os secretários municipais tomassem uma atitude,convocaria um Engenheiro de Tráfego e o Secretário de Transportes a irem junto comigo,realizar um mapeamento dos gargalos do trânsito na cidade,mapear as rotas das linhas de ônibus e vans além de verificar qual solução daríamos aos veículos de carga.
Feito isso,penso eu,que com um mapa,Eu o Secretário de Transportes,de Obras e o engenheiro de Tráfego além do Secretário de Serviços Urbanos,repensariamos modernizando as vias alternativas,as vias pincipais e todas as vicinais no desvio dos veículos de carga do centro da cidade,depois reorganizar e reprogramar semáfaros,rever cruzamentos e fazer as mudanças de mão necessárias em cada uma das ruas.
Traçaríamos um novo itinerário geral para as linhas de ônibus,os fazendo rodar menos pra chegar ao mesmo lugar e com isso,emitir menos poluentes,fazendo-os gastar menos combustível,logo poderíamos diminuir o valor da tarifa a ser paga pelo cidadão.
E por fim,colocaria em conograma com datas predefinidas as Obras necessárias na resolução,vejam que eu disse resolução,dos problemas do trânsito municipal e mobilidade urbana.
O Prefeito deveria ter a responsabilidade e o cuidado de perceber que duplicar a Av. Dr. Prudente de Moraes,hoje porta de entrada e saída de veículos na cidade,não resolverá absolutamente nada caso não se termine a pista faltante da Marginal do Una,via essencial no escoamento dos veículos de carga,pois um fato deve ser levado em consideração,o Rodoanel Mário Covas que terá acesso pela Avenida Brasil,que é continuação da Av. Dr. Prudente de Moraes,mudará toda a dinâmica do trânsito e trará para a Av. Senador Roberto Simonsen todos os veículos da cidade que quiseram acesso ao Rodoanel,o que faz necessária a abertura da mesma avenida até a Estrada dos Fernandes,que é como a Marginal do Una uma importante vicinal de escoamento de carga.
Vejam que o Jd. Imperador,onde está a Avenida Senador Roberto Simonsen e a Avenida Brasil,é um bairro em expansão,valorização e desenvolvimento,porém precisa de planejamento e este é um cuidado que a administração precisa começar a ter,é uma ótica primordial de agora para frente,uma vez que na Av. Senador Roberto Simonsen teremos duas faculdades,um centro de convenções e um clube de remo,sem contar com os dois parques existentes nesta mesma avenida e sua importância para o desenvolvimento da cidade,que mais do que nunca precisa se expandir mas que pela falta de cuidado de seus administradores pode vir a perder com aquilo que seria para ela e seus munícipes,algo de grande valia.
não conheço muito bem suzano, porem sei que neste momento o municipio não conta com uma diretoria de transito, o que talves amenizasse a situação, mais sei do empenho do sr prefeito bem como da srª secretaria, para encontrar soluções que parecem faceis, mais na verdade são partes de um processo, que em breve, tenho certeza sera colocada em pratica, resolvendo de uma vez por todas não só os problemas pontuais, mais todo o problema que não é só de transito e sim de mobilidade em seu contexto
ResponderExcluirSinceramente desta administração que perdeu meu apoio e meu respeito, eu não espero mais nada.
ResponderExcluir