sábado, 18 de julho de 2009

São Paulo - Sua Política e Eu.

Hoje,buscando notícias pela internet,verifiquei que no dia 16 de Julho de 2009 fizeram dez anos da morte do Ex-Governador André Franco Montoro,André e Paulista como eu.
Assim que li toda a matéria e busquei mais informações sobre ele começei a repensar São Paulo,Estado e Cidade, como eu tenho o costume de fazer.
Todos conhecemos a São Paulo de Maluf,de Montoro,de Quércia,de Fleury,de Covas,de Geraldo e de Serra.
Eu não era nascido nos Governos de Fleury pra trás,mas conheço bem as histórias e consigo comparar pelos relatos quem foram os construtores da nossa história,da nossa política, do Estado de São Paulo que nós temos hoje e de toda a sua dinâmica,força e imponência.
São Paulo passou e sentiu cada um dos períodos políticos deste país,foi a panela que segurou toda a pressão quando o caldo da democracia esquentou e foi pela mão de seu povo,do povo paulista que este caldo se derramou e incomodou os militares, a mesma mão que segurou a panela com força e coragem foi a mão que fez a luta,que foi as ruas e que venceu,levando para os nossos irmãos brasileiros do Sul ao Norte essa jovem e recente democracia,mesmo que ainda frágil foi uma grande vitória.
Como São Paulo é grande e tem uma vasta história, eu começo a analisa-la desde Maluf na época do militarismo pra poder ter esta fase de mostra pronta para comparação na entrada dos governos eleitos democraticamente.
Maluf como sabemos, antes de adiquirir esta fama de corrupto que possui escancarada na atualidade teve dos meus e dos seus antepassados paulistas grande prestígio e admiração,era o homem das obras,das estradas, aquele que construiu cada caminho desses que levou São Paulo ao destaque,a ser o que é,apesar de tudo tem seus méritos.
Após a era Maluf ainda militarista,veio a redemocratização,as diretas e por fim a eleição.
André Franco Montoro foi eleito Governador de São Paulo,não teve a mesma oportunidade que seu antecessor,diferentemente de Maluf não foi o homem das obras,foi o homem da paciência,saneou as dívidas deixadas pelo governo anterior, porém seus méritos foram reconhecidos pela pregação e prática da democracia no Estado,mas não só por isso,ele foi feliz em ter sido um Governador paciente,perseverante e autêntico no que consta relatado.
Depois disso veio Orestes Quércia,não me lembro de nada muito notório do Governo dele,a não ser a existência da Secretaria Estadual do Menor,comandada na época pela atual vice-Prefeita da cidade de São Paulo,Alda Marco Antonio.
De qualquer maneira Quércia teve a oportunidade de conseguir consagrar entre os paulistas a eleição de seu sucessor,Luiz Antonio Fleury Filho,fato que penso eu se dever a um Governo bem quisto pelas pessoas.
Era uma nova fase pro Estado,os poderes começavam a se suceder e o futuro vinha,o Estado era grande e já era forte também, mas no entanto o Governo Fleury tem em minha opinião a herança mais depreciativa de todos os governos de São Paulo até o dele,sua gestão foi marcada pelo massacre do Carandiru.
Depois de tudo isso,foi vista de longe e depois quase se concretizando a volta de Maluf ao Governo,este porém já com conduta política mal vista,Mário Covas então foi eleito Governador,fez uma gestão de saneamento de contas,construção de rodovias,mostrou-se progressista e em 1998 foi reeleito,não fosse o Câncer que o levou a morte,teria continuado seu governo, mas por outro lado sua morte abriu espaço para alguém que despontaria no novo cenário político de São Paulo,tido como renovação apesar de ter raízes num berço contínuo desde Franco Montoro.
Geraldo Alckmin assumiu o Governo de São Paulo em função da morte de Covas,me lembro que acompanhei pela TV o cortejo de Covas, a posse de Geraldo e toda aquela mudança pela qual o Estado passava.
Geraldo ao meu ver não deixou o tempo atropela-lo tocou o Governo e por sua destreza,coragem e por que não dizer competência foi reeleito em 2002 para continar a frente de São Paulo,isso eu já não acompanhei, mas em 2006 quando ele se candidatou a Presidência da República tive orgulho por estar do lado dele,foi um grande Governador pra São Paulo,pra mim,foi de todos,o melhor.
Derrotado então para Presidente,Geraldo ficou apagado até as eleições municipais e a todo tempo foi pisado pelo então Governador eleito José Serra,eleito por sinal no vácuo do trabalho competente de Geraldo.
Serra atualmente Governador apoiou Kassab,Prefeito da Capital,derrotou Geraldo e logo após a eleição deu nas mãos do mesmo a Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo,Serra é de todos o único que repudio.
Hoje então quando me peguei lendo sobre Franco Montoro,lembrei-me de tudo isso e resolvi escrever,vejam que esta sequência iniciada por Montoro é da mesma raiz,Serra estava com Montoro,que estava com Covas,que estava com Geraldo, que está com Serra.
A mudança é necessária e no momento certo ela virá,todos possuem seus méritos,fazem parte da história que nossos hoje paulistinhas irão ler nos livros amanhã,mas em especial eu dedico este texto a Geraldo Alckmin,que para mim foi e é um símbolo de liderança para São Paulo,por ter escrito conosco uma história de sucesso frente ao Estado.
Sonho eu em um dia fazer parte dessa história,mas por hora eu me contento em admirar Geraldo e apegar-me nas poucas coincidências,André Franco Montoro,meu xará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário