sábado, 29 de agosto de 2009

A Economia Ambientalista - O Mundo Unido Nesta Causa.

Esta semana,por inúmero fatos e situações,venho construindo um pensamento que quero dividir com meus poucos,mas presentes leitores,pois é algo que não se passa em nossa cabeça rotineiramente.

Depois de ter me iniciado nas questões do Meio Ambiente,adiquiri um novo olhar sobre as coisas,sobre as pessoas,sobre as paisagens,sobre a comunicação,sobre a sociedade,enfim,sobre tudo como um todo.
Neste contexto,começei a fazer análises que podem ser particionadas,mas que se unidas formam um quebra-cabeça chamado futuro.
Dentre cada um dos pensamentos que fazem parte desta grande teia da vida,fiz análises filosóficas,sociológicas,psicológicas,históricas e por fim econômicas de tudo o que a questão ambiental tem me trazido,em especial,quando fiz a análise econômica,me preocupei em ponderar que os setores da nossa economia,temem mudanças no setor de regulação financeira e alteração da dinâmica do mercado por estarem solidamente presos a socidade do lucro pelo lucro e nada mais.
Neste ponto da grande questão ambiental,e quando digo grande imanginem algo grandioso ao ponto de abranger tudo,todas as causas,cheguei a um ponto pelo qual me interesssei e resolvi escreve sobre e o ponto é o seguinte: A sociedade pede e caminha para uma mudança que vai marcar a história.
Percebam e acompanhem pelos noticiários locais,nacionais e da internet,a quantidade de informações ambientais disponíves,percebam a quantidade de movimentos,o tamanho da mobilização, aliás crescente a cada dia.
Em cada parte do nosso planeta,as pessoas tem buscado ações,onde se deseja a mudança pró-verde,onde os entusiastas são sempre os dependentes dessa nova atitude,os homens.
Analisando por esta linha,eu recordei fatos históricos e percebi que essas manifestações ainda silênciosas já fazem barulho,a civilização passou por guerras,queda e ascenção de impérios,conflitos,disputas e reflexões,teorizações,de como dominar a Terra,de como explora-la e de como se apoderar do poder pra fazer fente aos demais nesta nossa sociedade,mas nunca,e vejam que nunca mesmo,a causa ambiental foi colocada em questão,nunca esteve em pauta.
Por estes tempos,o grupo Detonautas gravou uma musica,onde eles dizem:
"Escute o meu silêncio" e para mim é exatamente isso que a cada dia,um a um,cidadão por cidadão,tem feito,sinto verdadeiramente que a cada dia pelo menos uma pessoa se desperta para esta questão,as janelas estão abertas e as pessoas podem se apoderar deste conhecimento de causa,simplesmente quando quiserem.
O silêncio se tornou uma das maiores armas da humanidade na queda e na mudança dos detentores do poder e comandantes dos sistemas dominadores,a arma número um para que a questão ambiental seja o tema norteador da pauta das questões deste século,mas sobretudo pelo fato de que o silêncio simboliza a ruptura com a simples teorização discursiva das causas e caracteriza uma mudança coletiva,de ação,pensamento e mobilização.
Depois de discorrer sobre as questões acima,cheguei no ponto chave de toda a minha reflexão,o mundo conheceu o mercantilismo,o socialismo,o capitalismo e agora,caros leitores,agora,o mundo quer algo que ainda há de se descobrir o nome,o mundo pede pelo Ambientalismo puro e pleno,real e ativo,coletivo e democrático,por todos e em favor de todos,onde é um por todos e todos por um,literalmente.
Percebi,que estas mobilizações silenciosas são o caminho para a grande quebra da humanidade com este sistema falho do capitalismo desenfreado,do lucro pelo lucro e da alienação pela manutenção dos grandes impérios.
Penso que se o mundo se unir em uma grande rede,se organizar e definitivamente fazer apenas o barulho da ruptura com estes valores velhos do século passado,a nossa chance de exito é muito grande,é a nossa chance,de implantar o Sistema Ambientalista e Sustentável de produção,onde tudo terá seu equilíbrio e o mais importante,onde o homem colocará antes a preservação e a sustentabilidade,como fator determinante na obtenção e na qualidade do lucro.
A nossa civilização tem a chance nas mãos e eu espero verdadeiramente que mais e mais pessoas estejam dispertando para "o sol da liberdade" pra não deixemos escapar esta grande e única oportunidade que a vida e o Meio Ambiente está nos dando,para mudar e mudar pra valer.

Encerro este texto deixando mais um trecho da Música - O inferno são os outros - do Detonautas,para que você leitor reflita o que este grande sistema alienante fez conosco e com a nossa casa,o planeta Terra,temos culpa no cartório sim,mas nós temos a chance de sermos protagonistas destas mudanças históricas,para garantir que haverá um futuro onde poderá ser escrita cada página desta nossa luta pra mudar e pra melhor a nossa história.

"Do que adiantaria,essa tua ideologia,se tua própria liberdade se transformasse em opressão?"

Espero que este texto toque a cada um dos que lerem,estou engajado nesta luta e vou me sentir estimulado,se conseguir não marchar sozinho.

André Luiz Gomes Filho.

Um comentário:

  1. O silêncio é algo qe tem nos consumido muito, ele é pior que o tempo, pq. esse vc. sabe que passa, o silêncio já não sei , mas ainda bem q ainda existem pessoas com suas ideologias, o pbm. é coloca-las em pratica, apenas.

    "A humanidade é desumana, mas ainda temos chance..."- renato russo

    bjs

    http://www.pequenosdeleites.blogspot.com

    ResponderExcluir